Diário Urbano: A Vida na Cidade

Ponta Grossa pela Estrada do Cerne

Para quem gosta de natureza, estrada de chão, muito ar puro e belas paisagens, a sugestão é um passeio imperdível pela Estrada do Cerne, a rodovia PR-090, no trajeto que vai de Curitiba (saída por Santa Felicidade) em direção a Ponta Grossa.

É ideal para um passeio de moto no final de semana!

A Estrada do Cerne foi inaugurada em 1940, para ligar Curitiba à região norte do Paraná, mas depois da construção da BR-376 acabou abandonada. Hoje ela é utilizada como via de acesso para as propriedades rurais da região.

Aqui a vista da ponte sobre o Rio Açungui.

A Estrada do Cerne é também ponto de encontro de ciclistas da região de Curitiba, que anualmente se reúnem para uma longa pedalada.

Saiba mais no Blog Pedaleiro (meu amor!), Blog do Mildão e Blog Transpirando (bons amigos) e Blog do O2 Expedição (muita diversão).

Fonte: Blog Pedaleiro. Foto: Renato Machnievcsz

Chegando nos arredores de Ponta Grossa duas atrações turísticas são imperdíveis: as Dolinas Gêmeas e o Buraco do Padre. Ambas são formações naturais maravilhosas de milhares de anos.

As Dolinas Gêmeas, ou Furnas, são duas cavidades naturais de grande diâmetro e profundidade, uma ao lado da outra, formadas por enormes paredões rochosos, e cobertas com capão de mata nativa. A vista lá de cima é de tirar o fôlego!

As Dolinas Gêmeas

O Buraco do Padre é uma cascata formada pela passagem do Rio Quebra Perna através de uma fenda na superfície de gigantescos paredões rochosos. É possível ver a queda d’água através de grandes galerias formadas abaixo do solo, por onde escoam as corredeiras de água limpa e cristalina.

O Buraco do Padre

O Buraco do Padre

O Buraco do Padre

Além das belezas naturais da região, você também encontra os maravilhosos e tradicionais cafés coloniais. Minha sugestão é o Kaffee Loch, o primeiro café colonial rural de Ponta Grossa.

É um lugar super aconchegante e de fácil acesso, com um variedade incrível de opções com pratos quentes, frios, doces e salgados.

Este aqui é o salão onde são servidas as refeições. Muito charmoso!

Mais informações sobre o Kaffee Loch aqui.

Confira o circuito do passeio aqui.

  • Olá, gostaríamos de agradecer a citação e os elogios para o nosso café colonial, ficamos muito contentes. Até o próximo passeio. Abraços.

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.

Trackbacks / Pingbacks