Diário Urbano: A Vida na Cidade

Parque Estadual do Guartelá

Para quem gosta de passeios alternativos e turismo rural, não pode deixar de visitar o Parque Estadual do Guartelá, no município de Tibagi, região centro-oeste do estado do Paraná, a 215km de Curitiba.

O Parque Guartelá foi criado em 1992, como unidade de conservação estadual, e desde então está sob administração do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A paisagem é deslumbrante!

A principal atração do Parque Guartelá é o Canyon do Rio Iapó, o sexto maior canyon em extensão do planeta, com 32km de comprimento e altitudes que variam de 700 a 1.200m.

Além do canyon, o parque tem também cachoeiras, formações rochosas de arenitos, que são verdadeiras esculturas produzidas pela natureza, e diversos trilhas sinuosas para longas caminhadas em meio a vegetação nativa da região.

Sem contar os “Panelões do sumidouro”, visíveis durante o período de estiagem, que são verdadeiras escavações naturais por onde a água se infiltra até alcançar o Rio Iapó.

O Parque Estadual do Guartelá funciona de quarta a domingo, inclusive nos feriados, das 8 às 18hs. A entrada é de graça, basta preencher uma ficha de identificação, e o telefone é (42) 3916-2150.

Como chegar:


Exibir mapa ampliado

Mais informações aqui.

  • Esse lugar é fantastico.
    Lembro que fui pra la em 98 com um grupo de amigos e lembro ainda que pra irmos paguei R$ 0,75 no litro da gasolina, enchemos o tanque fomos e voltamos e sobrou gasosa ainda, bons tempos…
    Quero levar meu guri pra conhecer, esse lugar é incrivel.
    Aquele

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.

Trackbacks / Pingbacks