Diário Urbano: A Vida na Cidade

Serra do Quiriri

Para quem gosta de turismo rural a dica é um passeio pela Serra do Quiriri, em plena serra do mar de Santa Catarina, a 76km de Curitiba.

O passeio já começa na estrada de chão que leva até o ponto mais alto da Serra do Quiriri a 1400m de altitude. No caminho a paisagem se transforma. São trechos de mata nativa, áreas de reflorestamento legal (lamentável!), campos, pastagens, e as águas limpas do rio Negro, que define o limite entre os estados do Paraná e Santa Catarina, tudo isso com a visão maravilhosa das serras ao fundo.

Essa é a estrada de acesso para a Serra do Quiriri, que começa no município de Tijucas do Sul no Paraná e vai até os municípios de Garuva e Campo Alegre em Santa Catarina.

Vista do rio Negro próximo da serra do mar em Santa Catarina. Nesse trecho do rio Negro a água é transparente. O curso do rio segue em direção ao rio Iguaçu no estado do Paraná.

A subida da Serra do Quiriri é bastante íngreme e se estende por cerca de 5km até o ponto mais alto. Qualquer que seja a sua opção de transporte (carro, moto ou bicicleta), vale a pena enfrentar a subida até o final.

No alto da serra vem a recompensa pelo esforço da subida. Nesta época do ano a falta de chuva deixa o cenário ainda mais lindo. É uma mistura de campos secos, com áreas verdes e grandes rochedos, tudo isso em meio a uma infinidade de elevações que formam a serra do mar de Santa Catarina.

É simplesmente fascinante!

Veja aqui o vídeo do passeio na Serra do Quiriri.

Outras fotos:

WordPress plugin

Veja o roteiro do passeio aqui.

  • Legal Alfredo! No último final de semana fiz um passeio pelo Parque Estadual do Guartelá, outro lugar incrível. O post deve sair nos próximos dias. Abraços.

  • Estive nesta serra a uns tempos atrás! Acampamos lá no inverno…com o tempo seco a visão a noite é estupenda! Vale muito este roteiro! Muito legal sua filmagem…mais ainda a trilha sonora! super bacana! Sorte e muitas fotos!

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.

Trackbacks / Pingbacks