Diário Urbano: A Vida na Cidade

Culinária Educativa

O chef de cozinha Jaime Oliver, famoso por seus programas de televisão na Inglaterra, apresentou recentemente uma aula muito interessante de culinária educativa, para crianças inglesas e americana, sobre a produção dos empanados de frango conhecidos como Nuggets.

O objetivo dessa “inofensiva” aula de culinária é justamente envolver as crianças no processo de produção dos alimentos nada saudáveis que elas adoram. No preparo dos Nuggets, por exemplo, a indústria tritura os ossos, a pele do frango e uma parcela pequena de carne, adiciona farinha, conservantes, estabilizantes e alguns complementos para ressaltar o sabor da “carne”. E pronto!

Primeiro foram as crianças inglesas. O resultado da aula foi a recusa de todas elas, que não aceitaram nem mesmo experimentar os Nuggets. Depois foram as crianças americanas, que simplesmente não se importaram com o que viram e comeram os Nuggets, mesmo sabendo quais eram os seus ingredientes. Veja o vídeo!

Pois é, a importância do acesso a informação é indiscutível, mais esse conhecimento não terá utilidade alguma se não somos capazes de uma análise crítica dos fatos. Seremos eternamente manipulados na qualidade da nossa alimentação, no cumprimento dos nossos direitos como cidadãos, na atuação dos nossos políticos, etc, etc, etc.

  • É, deveriam existir mais aulas educativas destas. Não sou contra as pessoas comerem carne, isso é decisão de cada um. Agora sou totalmente a favor de todos saberem como as coisas são produzidas e, a partir daí, fazer a sua decisão.

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.

Trackbacks / Pingbacks