Diário Urbano: A Vida na Cidade

Ciclofaixa em Curitiba

Na última segunda-feira (19/07), a prefeitura de Curitiba assinou o convênio para implantação de 7,7km de ciclofaixa na Av. Marechal Floriano. Finalmente uma pequena réstia de luz no fim do túnel !!!

A primeira etapa da ciclofaixa começa em 2011 e estão previstos 4km de extensão entre o viaduto da Linha Verde e o Terminal do Carmo. Na segunda fase, sem data prevista para início, a ciclofaixa terá mais 3,7km de extensão do Terminal do Carmo até a divisa com o município de São José dos Pinhais.

Segundo a prefeitura, a ciclofaixa será implantada do lado esquerdo da via e receberá uma pigmentação vermelha (emulsão asfáltica), para ser facilmente identificada pelos motoristas e pedestres, além de receber tachões, pictogramas e placas indicativas.

A futura ciclofaixa de Curitiba faz parte da proposta da cidade para o projeto Sustainable Transport and Air Quality, que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) nas grandes capitais através do incentivo a alternativas de transporte sustentáveis.

O projeto é financiado pelo Banco Mundial e a Global Environment Facility (GEF), e coordenado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), que será responsável pelo acompanhamento da execução do projeto e utilização dos recursos.

Além de Curitiba, a cidade de São Paulo e Belo Horizonte também serão beneficiadas pelo convênio. Os critérios para a escolha das três capitais brasileiras se baseou principalmente no potencial de investimentos em transporte urbano municipal, no comprometimento com políticas ambientais e na importância econômica do município.

O discurso é bonito, queremos agora as ações!

  • Do lado esquerdo da via? Estão loucos????

  • Essa mesma ciclofaixa foi anunciada em 2007 pelo prefeito e deveriam ser feitos 22km em 2008 com verba do BID.

    Será que dessa vez sai?

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.

Trackbacks / Pingbacks