Diário Urbano: A Vida na Cidade

Publicidade nas Fachadas

A correria do cotidiano muitas vezes nos impede de perceber a poluição visual das ruas da cidade em que vivemos.

São letreiros, painéis, placas e cartazes de todos os tamanhos e cores que ocupam fachadas de construções antigas, postes de iluminação pública e tudo mais que puder chamar a atenção dos consumidores. Parece não haver limites para o desrespeito ao patrimônio e espaço público.

Em Curitiba, a Lei Municipal 8471, de 1994, define os critérios para o uso da publicidade ao ar livre e o Decreto Municipal 1033, de 2007, estabelece as regras para o uso da publicidade na fachada dos edifícios e construções comerciais.

Segundo a prefeitura de Curitiba, desde 2008, o aumento da fiscalização nas ruas está fechando o cerco sobre os responsáveis pelas publicidades inadequadas.

Infelizmente, basta uma caminhada pelas ruas da cidade para perceber que a legislação municipal não está sendo respeitada por grande parte dos comerciantes. São propagandas irregulares que atrapalham a sinalização do trânsito, escondem casarões centenários que contam a história de Curitiba e ainda sujam a cidade.

O prazo limite para a regularização de publicidades nas fachadas de edificações em Curitiba terminou a 2 anos e até agora muito pouco foi feito. Pelo jeito ou as multas são desprezíveis ou não há fiscalização. Que dúvida!

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.