Diário Urbano: A Vida na Cidade

Abandono da História Curitibana

Quem costuma passar pela rua João Gualberto, na altura do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em Curitiba, pode ver um exemplo lamentável do abandono da história da cidade.

Ali fica a charmosa Capela da Glória, construída em 1896 pelas famílias Leão e Veiga, importantes representantes do ciclo da erva-mate no Paraná na época. A capela foi ponto de encontro permanente de fiéis de Curitiba e região por mais de um século.

Infelizmente o cenário atual é completamente diferente. A vários meses a Capela da Glória está fechada para os seus frequentadores. O mato ocupa todo o antigo jardim e a sensação que se tem é de absoluto abandono.

Um aviso fixado próximo ao portão da capela diz que o local está interditado para restauração, mas até agora nem sinal da tal restauração. Pois é, mais uma vez o tempo e o descaso apagam registros importantes da nossa história.

Sem contar o mega edifício em construção ao lado da capela, que modificou totalmente a aparência nostálgica e harmoniosa da rua João Gualberto nesse trecho. Não é difícil que um dia desses a capela centenária dê lugar a um “moderno” edifício de 30 andares!

  • Total descaso a história de Curitiba. Muito triste!

  • Onde estão as autoridades, a Prefeitura para zelar por este patrimônio histórico da nossa Curitiba?
    Será que estão esperando a capela desabar e com ela parte da história da cidade?
    Que descaso!

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.