Diário Urbano: A Vida na Cidade

Grafite Reversa

O grafitismo convencional, que utiliza a pintura em paredes e muros de espaços públicos, deu origem a uma nova linha de manifestação artística nas ruas, é a grafite reversa ou reverse graffiti.

A ideia é bem simples. As tintas são substituídas por material de limpeza como panos, detergente, sabão e água, que removem a sujeira e fazem aparecer no lugar todo tipo de expressão e manifestação criativa do artista.

Alguns grafiteiros também usam moldes que ajudam na construção dos desenhos. Mas qualquer que seja o método, o resultado é bastante interessante.

Confira a criação do artista plástico Alexandre Orion no túnel que liga a avenida Europa e a Cidade Jardim em São Paulo.

Vale a pena destacar que durante todo o tempo policiais militares ficaram na cola do artista, e assim que a obra foi concluída um carro pipa foi chamado pela própria polícia para lavar todas as paredes do túnel. Essa é a nossa polícia “em ação”!

  • Oi Flávia. Obrigada pela visita. Vou separar o material e te mando por email e também já aproveito para montar uma artigo sobre isso. Um abraço!

  • Oi Patricia. Tudo bem?!?!?
    Adorei o site, achei muito interessante os assuntos abordados. E por este motivo desejo lhe fazer duas perguntas, quem sabe você me ajudará nestes dois assuntos, e quem sabe, acabo sugerindo duas novas matérias.
    Sempre gostei muito do meio-ambiente e sou muito interessada por assuntos que ajudem a natureza. E tenho procurado a muito tempo ongs que trabalhem com reflorestamento e em tirar as sujeiras dos rios. E não consigo achá-las de jeito nenhum. Penso que como vc trabalha nesta área, saberia me informar melhor, seja través da sua matéria ou apenas me sugerindo ongs.
    E mudando bemmm de saco pra mala…é sempre um prazer ter você em nosso grupo nas terças.
    Obrigada.
    Flavia Souza.

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.