Diário Urbano: A Vida na Cidade

Água na Torneira

A ETA Iguaçu é a mais antiga e a segunda maior Estação de Tratamento de Água da região metropolitana de Curitiba, totalizando 3.200 l/s. A estação foi construída no final da década de 60 e está localizada na altura do Km 80 da BR277, sentido Paranaguá.

Apesar de se chamar ETA Iguaçu, desde o ano passado o rio Iguaçu não abastece mais a ETA Iguaçu, devido a falta de qualidade da água nesse trecho do rio. Quais são os motivos? Bem, esse é um assunto para uma outra conversa!

Atualmente, a ETA Iguaçu recebe água de quatro mananciais de captação: o rio Pequeno, o rio Itaqui, o rio Irai e o rio Passaúna, que juntos abastecem cerca de 300 mil famílias de Curitiba, São José dos Pinhais e Piraquara.

Em outras palavras, a ETA Iguaçu atende a necessidade de água de quase
1 milhão de pessoas. É muita gente!

Na ETA Iguaçu a água bruta passa por uma sequência de unidades que compõem o sistema convencional de tratamento, que inclui gradeamento, estação elevatória, calha Parshall, tanque de coagulação/floculação, tanque de decantação, tanque de filtração, câmara de cloração (desinfecção) e fluoretação.

Aqui está o lodo formado durante o tratamento da água. São 2.000 toneladas/dia.

Tanque de coagulação/floculação

Tanque de filtração

O objetivo do tratamento convencional da água é remover sólidos que provocam gosto, odor e turbidez, além de eliminar microrganismos patogênicos, conforme determina a Portaria 518/2004, do Ministério da Saúde, quando se trata de água para o consumo humano.

Depois de tratada, a água é bombeada para grandes reservatórios e aí sim está pronta para ser distribuída para as caixas d’água dos morados dos bairros Cajuru, Jardim das Américas, Vila Izabel, Guabirotuba, Uberaba, Boqueirão, Hauer, Xaxim, Fanny, Lindoia, Guaíra, Novo Mundo, e parte dos bairros Alto Boqueirão, Capão Raso, Portão, Água Verde, Parolin e Jardim Botânico, em Curitiba, e Cidade Jardim, Centro, Boneca do Iguaçu, Guatupê, Ipê, Roseira e Santa Fé, em São José dos Pinhais, e os bairros Guarituba e Guarituba Pequeno em Piraquara.

Veja outras fotos:

WordPress plugin

  • É isso mesmo, amor. O rio Passaúna abastece a ETA Iguaçu. Beijos.

  • Posso estar enganado, mas o rio Passaúna não fornece água para a ETA Iguaçu, pois ele está do _outro lado_ da cidade!

    Beijo, pode pagar o comentário!

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.