Diário Urbano: A Vida na Cidade

Curitiba Ecológica

O Programa “Viva Barigui”, lançado pela prefeitura, é sem dúvida uma obra bastante audaciosa. A proposta é um convite a participação de toda a sociedade curitibana aos ideais de recuperação da bacia do rio Barigui, que corta o município de Curitiba em uma extensão de 60km.

O programa conta com recursos da Agence Française de Développement (Agência Francesa de Desenvolvimento), uma instituição pública francesa que financia projetos de desenvolvimento sustentável urbano, rural e industrial, e projetos na área da educação e saúde. São cerca de R$ 85 milhões previstos
para o “Viva Barigui”.

Agora é acompanhar os passos da prefeitura de Curitiba para conferir (e cobrar) a execução dessa obra importantíssima para a nossa cidade. Sem esquecer que todos nós cidadãos temos uma grande parcela de responsabilidade e participação nesse projeto, através das nossas ações diárias.

Por isso, não jogue lixo nas ruas (a chuva vai carregar tudo para os rios), não jogue esgoto sem tratamento nos rios (construa uma fossa séptica), exija os seus direitos como cidadão (se reúna com os moradores do seu bairro e reclame o seu direito ao saneamento básico previsto na Lei de Saneamento 11.445/2007), não jogue lixo nos rios, respeite a legislação para a construção de imóveis próximos de rios (os rios são de todos e para todos), ajude na preservação das áreas verdes nas margens dos rios, participe das audiências públicas que tratam de assuntos do nosso interesse na cidade onde moramos.

Em outras palavras, vamos colaborar com a prefeitura para transformar áreas sujas e abandonadas, ao longo da bacia do rio Barigui, em futuros espaços de lazer aos moradores da cidade, e tornar a nossa cidade muito mais bonita.

Pense nisso!

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.