Diário Urbano: A Vida na Cidade

Câmbio Verde

Imagine uma maneira de incentivar comunidades de baixa renda a participar ativamente de um programa municipal de coleta seletiva. Alguma sugestão?

Uma proposta simples e bastante interessante foi criada pela prefeitura de Curitiba em 1991, é o Programa Câmbio Verde, uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Abastecimento e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

No Programa Câmbio Verde cada 4kg de lixo reciclável, ou 2 litros de óleo, é trocado por 1kg de legumes, frutas e verduras, que são negociados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente diretamente com representantes dos produtores de pequeno e médio porte do Paraná.

A troca de lixo reciclável por alimentos acontece semanalmente em vários pontos de atendimento definidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O programa despertou até o interesse de organizações internacionais que buscam alternativas simples para reduzir a fome e incentivar a educação ambiental em comunidades carentes.

É o caso da EcoIdeaNet.

Segundo a prefeitura de Curitiba, são recolhidos diariamente 600 toneladas de lixo reciclável e 2.000 litros de óleo de cozinha por mês.

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.

Trackbacks / Pingbacks