Diário Urbano: A Vida na Cidade

Parque Vila Velha

Você conhece o Parque Vila Velha?

Não?

O Parque Estadual de Vila Velha, criado em 1953, é um incrível sítio geológico tombado em 1966 pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná.

O parque ocupa uma área de 18 km2 e está localizado no município de Ponta Grossa, a 126km de Curitiba. A administração e manutenção do lugar fica por conta do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que por sinal tem feito um bom trabalho.

Uma das atrações de Vila Velha são os paredões de arenito, com cerca de 20 a 30m de altura, desgastados pela ação dos ventos e da chuva em centenas de milhares de anos. A erosão provocada por esses fenômenos naturais levaram a formação de esculturas gigantes, muitas delas com aparência de objetos e imagens conhecidas, como garrafas, camelo, índio, bota, esfinge, taça e tudo mais que a imaginação permitir.


Essa aí sou eu na versão blond !

Outra atração do parque são as imensas crateras circulares que atingem 100m de profundidade, são as Furnas. Na base dessas crateras enormes existem grandes galerias que acumulam volumes gigantescos de água de chuva que escoam dos arenitos e dos campos nos arredores das furnas.

É um passeio imperdível!

Veja mais fotos:

WordPress plugin

O Parque Estadual de Vila Velha funciona todos os dias das 8 às 17:30hs, exceto às terças-feiras, mas a bilheteria fecha as 15:30hs, portanto, não deixe para a última hora ou terá uma surpresa muito desagradável. Estudantes e professores com carteirinha pagam meia-ingresso e pessoas acima de 60 anos, crianças ou portadores de necessidades especiais não pagam nada.

Você também pode agendar visitas por email: pevilavelhadm@iap.pr.gov.br

Os ingressos para os arenitos custam R$10,00 e para conhecer os arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada são R$18,00. Estrangeiros pagam mais caro.

Outras informações:


Exibir mapa ampliado

  • Tenho que levar o Natan lá…

    Há, e a versão Blond é show! :-)

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.

Trackbacks / Pingbacks