Diário Urbano: A Vida na Cidade

Cortiça e Criatividade

Quando a gente pensa que não existe mais o que inventar alguém se supera e nos surpreende. É o caso do designer sul africano Ryan Frank que desenvolveu capas protetoras para equipamentos eletrônicos, como iPad, iPhone, MP3 player, Laptop, entre outros, todas produzidas em cortiça.

É isso mesmo, cortiça.

A ideia é mesmo incrível, além do que as capas são lindas. De quebra você ainda pode escolher a cor das costuras nas laterais. É realmente um show!

A novidade é fabricada em Londres e possui o certificado emitido pela FSC (Forest Stewardship Council), uma organização internacional não governamental, sem fins lucrativos, criada para estimular e promover o manejo sustentável das florestas. Conheça também a Certificação Brasileira FSC.

Os preços variam de 8 a 20 libras (cerca de 21 a 54 reais), mais os impostos.

Cortiça

A cortiça é um material de origem vegetal obtido a partir da casca da árvore Quercus suber, também conhecida como sobreiro, pertencente à família do carvalho e típica da região mediterrânea (Europa). A primeira extração da casca só acontece quando a árvore atinge seus 25 a 30 anos de idade. A partir daí podem ser feitas retiradas periódicas da casca em intervalos de 9 anos, tempo mínimo necessário para a regeneração da árvore.

Depois de extraída, a casca é encaminhada para as indústrias corticeiras para a fabricação de uma variedade de produtos, inclusive a tradicional rolha.

As vantagens da cortiça são a sua leveza, que facilita o armazenamento e transporte, a impermeabilidade a líquidos, a capacidade isolante (térmico e acústico), a capacidade hermética (vedação), a alta flexibilidade e a resistência a umidade. Além do que, a cortiça é ótima para decoração.

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.