Diário Urbano: A Vida na Cidade

Viagem Urbana Espacial

O que você acha de fazer uma viagem para outra galáxia ou para o centro de uma nebulosa e conhecer detalhes desses lugares sem sair da cadeira da sua casa?

A NASA (Agência Espacial Americana), em colaboração com a ESA (Agência Espacial Europeia), mantem um instituto de pesquisas chamado Space Telescope Science Institute (STScI), cuja missão é conhecer o universo e desvendar seus mistérios a partir de informações coletadas por telescópios espaciais.

Um dos instrumentos desenvolvidos pela STScI é o famoso telescópio espacial Hubble, lançado em 1990, capaz de capturar imagens incríveis de outros planetas do nosso sistema solar, de estrelas distantes, asteróides e cometas, e acompanhar a evolução de outros sistemas solares e galáxias. Tudo isso registrado em fotos maravilhosas, onde nenhum olhar humano jamais sonhou alcançar.

Telescópio espacial Hubble em órbita
(imagem vista do ônibus espacial Columbia)

O telescópio Hubble se movimenta acima da camada da atmosfera terrestre (cerca de 600km de altitude), para evitar distorções de luzes nas imagens recebidas, e viaja com velocidade média de 8km por segundo. Isso signfica que a cada 97 minutos o Hubble faz a volta completa em torno da Terra. Seu tamanho é equivalente a um ônibus de transporte, e é capaz de registrar comprimentos de onda na região da luz visível, dos raios gama, raios-X e infravermelho.

Um exemplo de imagem capturada pelo telescópio Hubble é a Nebulosa do Caranguejo, da Constelação de Taurus, distante cerca de 6.500 anos-luz do nosso planeta. Isso quer dizer que, viajando à velocidade da luz (300 mil km/s), levaríamos aproximadamente 6.500 anos para chegar até lá.

A Giant Hubble Mosaic of the Crab Nebula

De acordo com os pesquisadores da STScI, esta imagem espetacular é o resultado de uma tremenda explosão estelar que aconteceu a mais ou menos 6.500 anos.

Veja outras imagens do telescópio Hubble.

Spiral Galaxy M74 (Hubble)

Spitzer and Hubble Create Colorful Masterpiece

Light Echoes From Red Supergiant Star V838 Monocerotis – October 2004

Além de uma infinidade de fotos e vídeos incríveis, no site do telescópio Hubble você também encontra várias opções de wallpaper para usar no seu computador.

Vale a pena uma visita!

  • Muito bom o artigo. As imagens são realmente impressionantes!

    Beijo

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.