Diário Urbano: A Vida na Cidade

Aventura na Serra

Quem passou o final de semana em Guaratuba, litoral do Paraná, teve uma grande surpresa na volta para casa.

No último domingo (14/03), dois trechos em obras na subida da serra (BR101 e BR376) provocaram nada mais nada menos que um congestionamento de quase 30km entre Garuva (SC) e São José dos Pinhais (PR).

A viagem de Guaratuba a Curitiba, com previsão média de 2 horas, levou exatas 6 horas. Para muitos motoristas no acostamento (muitos mesmo) a viagem foi ainda mais longa. Sem nehuma chance do socorro chegar rápido, a solução era sentar e esperar.

São José dos Pinhais/Garuva: 1,5 horas

Garuva/São José dos Pinhais: 4,5 horas

Literalmente, uma “aventura na serra”!

  • Esta é a desculpa esfarrapada mais elegante que eu já vi!

  • Olha só a comunicação trocada com a ouvidoria da Autopista Litoral Sul:

    Prezada Senhora Leila.

    Obrigado pela resposta padrão! Esperaremos 5 anos até podermos ser avisados de algo que ocorre na estrada, pois como você disse, não adianta telefonar.

    Não entendo como vocês podem agir desta forma, já que o contrato de concessão lhes dá o direito de postergar por 5 anos o direito de informar o usuário. Na verdade, sei como funciona: maximizar o lucro, óbvio!

    Muito obrigado, mais uma vez. Sei que como usuário pagante de um serviço tenho apenas um direito fundamental: se virar por conta e risco, pois esperar algo de vocês é querer demais.

    E para a sua informação, seus colaboradores não informaram nada na descida (no sábado) ou na subida (no domingo), ou faltou treinamento ou não foram informados do problema.

    Atenciosamente,

    Renato Machnievscz

    2010/3/16 Ouvidoria Autopista Litoral Sul

    Prezado Sr. Renato,

    Em resposta a seu e-mail temos a informar que no dia 14/03/10 tivemos um congestionamento nas linhas telefônicas devido ao grande numero de usuários que estavam entrando em contato conosco para obter informações e até mesmo para solicitação de auxilio (acidentes, panes,…).

    Comunicamos que todos os colaboradores das praças de pedágios de Garuva/SC (BR 101 km 1+350) e a de São José dos Pinhais/PR (BR 376 km 637) foram orientados a estar informando os usuários sobre o congestionamento.

    Desde do dia 27/02/10 a Concessionária está divulgando nos rádios, TV, jornais e que este trecho ” ficará em pista simples a partir das 7h30 da próxima segunda-feira, 1º de março. Durante todo o mês de março haverá interdição total ininterrupta da pista norte (sentido Curitiba) entre o km 652 e o km 657. Portanto, o tráfego será desviado para a pista sul (sentido Santa Catarina), onde os veículos terão apenas uma faixa para trafegar em cada sentido, em pista simples.

    Informamos que será implantado painéis eletrônicos. Temos um prazo de 5 anos em contrato com o órgão fiscalizador (ANTT) para fazermos a implantações dos painéis eletrônicos, câmeras, entre outros,… proporcionando aos usuários maior conforto e segurança viária.

    Agradecemos o seu contato e comunicamos que suas informações foram registradas em nosso sistema para que possamos melhorar o atendimento aos usuários de nossas rodovias.

    Atenciosamente,

    Leila Rengel

    Assistente de Ouvidoria

  • Foi uma grande sacanagem, pis sabendo que o número de veículos nos finais de semana é grade, eles bem que poderiam, na descida, informar por panfletos que a volta seria complicada.

    Como sempre, um descaso com os usuários.

  • Acho que preferi pedalar a Limeira inteira do que ficar quatro horas andando a passos de bebê no meio da serra.

    Realmente pecamos em não ligar antes para a Polícia. Eu tinha o telefone e me esqueci completamente :-(

    Pelo menos o fim de semana foi muito legal! :-)

Você pode seguir qualquer um dos comentários através do RSS 2.0 feed.